A Missão é integral

A missão é integral, mas o termo ainda não é muito íntimo das igrejas locais. Como bem disse René Padilla (teólogo equatoriano que vai ser nosso maior brother durante esse estudo) em seu livro ‘O que é missão integral?’:

Ainda que a expressão “missão integral” esteja na moda, o modelo de missão que ela representa não é recente. Além disso, há muitas igrejas que a praticam sem necessariamente usar a expressão para referir-se ao que estão fazendo. O que aconteceu nos últimos anos foi uma recuperação da perspectiva bíblica segundo a qual não basta falar do amor de Deus em Cristo Jesus: é preciso vivê-lo e demonstrá-lo em termos de serviço.

Muitos a praticam sem nem mesmo conhecer o termo. Quando ouvimos ou citamos o termo “Missão” na nossa comunidade local, o mais comum é a imediata relação com “viagens missionárias”, trabalhos no exterior, em tribos indígenas ou nos rincões do nosso país. Mais recentemente a idéia de “Missões Urbanas” também tem tomado forma com trabalhos evangelísticos em praças, colégios e diversos locais fora do templo. Outro pensamento comum é a idéia do “chamado missionário”: quem tem chamado vai, quem não tem, não vai, e não precisa se culpar por isso. A missão Integral chega afirmando que missão é tudo isso e é pra todo mundo.

Pensando na base da nossa fé, cremos que Deus no criou perfeitos num jardim perfeito, mas pecamos e caímos, destituídos da Glória de Deus pelo pecado. Mas Deus em sua infinita misericórdia nos enviou Jesus, seu filho, que sendo Deus em forma de homem se sacrificou numa cruz para que fossem restituídas todas as coisas. Paulo atesta na carta aos Colossenses:

E que, havendo por ele (Jesus)  feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo TODAS AS COISAS, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. – Colossenses 1:20

Ao reconciliar todas as coisas, ele subiu aos céus, e deixou em nossas mãos a tarefa de continuar construindo seu reino de reconciliação. Religando o homem ao homem, o homem a Deus e o homem a terra. A missão exclusiva da igreja de Cristo é INTEGRAL, trazer uma reconciliação integral entre Deus e todas as coisas. A missão exclusiva é de TODA A IGREJA, o chamado de Cristo é para a construção do reino, e não é exclusivo ou específico de alguns, é de toda a igreja. A missão é EXCLUSIVA da igreja de Cristo pois somos a única instituição capaz de tratar a mente, o corpo e o espírito do ser humano, através da ação social, através do aconselhamento e através de Cristo.

A missão é contextualizada. Somos um país latino-americano vítima do sistema de dependência econômica que gera a desigualdade social em níveis extremos. Convivemos com a miséria, a criminalidade e a degradação das drogas. Vivemos com a corrupção e a injustiça em todos os níveis. Um reino onde Deus reina não aceita tudo isso calado ou de braços cruzados. Construtores do reino onde Deus reina lutam contra toda forma de injustiça.

Essa é a missão, esse é o evangelho todo para o homem todo.

Imagem

 

– Postado por Rods

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: